As principais tendências para o Marketing Digital em 2019

2019 chegou e já caminha a todo vapor. Você sabe quais são os destaques para a área de Marketing Digital neste ano? São muitos, pois cada vez mais a tecnologia integra meios de promover vendas online. Preparamos este artigo para que você possa saber quais são as tendências e pensar em estratégias online para impulsionar seu negócio.

M-Commerce (mobile-commerce)

Definitivamente, os celulares estão tomando a vez e ganhando cada dia mais destaque para os projetos de Marketing Digital. Pelo menos metade da população brasileira, hoje, tem o hábito de acessar a internet apenas pelo celular. E a longo prazo a tendência é que as transações m-commerce ultrapassem as de e-commerce.

A questão mobile não é apenas de responsividade, de oferecer uma excelente experiência de acesso ao consumidor para qualquer tipo de dispositivo digital, mas planejar campanhas e projetos específicos, como conteúdo de mobile first, com campanhas exclusivas para dispositivos móveis,

Busca por voz

O crescimento dos assistentes virtuais e a utilização cada vez mais frequente dessa ferramenta por parte dos usuários aponta novos caminhos para os projetos de Marketing Digital, pensados agora, sob essa perspectiva, através da busca falada, não a digitada, o que muda substancialmente os termos utilizados, as estratégias mensuradas.

Vídeo

Há longo tempo esta bola já vem sendo cantada. O ambiente da internet está sendo tomado pelos vídeos. Segundo estudo da Cisco, até o fim do ano, cerca de 80% do tráfego online será em formato de vídeo. Campanhas de marketing precisam se adaptar à produção desse conteúdo.

Você mesmo pode observar essa revolução por meio de suas redes sociais. O Facebook e o Instagram não tem sido inundados cada vez mais por vídeos, oferecendo inclusive novas experiências na área? Pois é, o vídeo sai ganhando por demanda popular. As pessoas gostam mais e têm sido mais efetivo o uso dele nas campanhas de Marketing Digital.

Digital Influencers

Blogueiros, Youtubers, estão aí as grandes novas profissões deste milênio. Influenciando hábitos e consumo, esses personagens hoje são importantes aliados em qualquer projeto de Marketing Digital, pois conversam com públicos distintos inspirando comportamentos e opiniões.

Há influencers de todos os tipos, para todos os bolsos e públicos. Eles contribuem reforçando o posicionamento da marca e fortalecendo o meio campo entre a empresa e os consumidores.

Redes sociais

Plataformas como o Facebook e o Instagram continuam sendo a galinha dos ovos de ouro para quem deseja envolver e aumentar a clientela. A resistência dos consumidores à publicidade e a utilização cada vez mais frequente de bloqueadores de anúncio faz com que as empresas tenham que ser criativas na hora de bolar estratégias para alcançar os clientes, e as redes sociais continuam sendo o melhor lugar para engajar e envolver clientes.

Para que um projeto de Marketing Digital dê resultados nas mídias sociais, mais do que ter espírito empreendedor, é preciso criatividade e conhecimento do seu público-alvo, para que cada campanha seja efetiva e atraia as pessoas certas, transformando clientes em aliados da sua marca.

Chatbots

A gente já apontou acima a importância dos assistentes virtuais no futuro dos projetos de Marketing Digital. E se tem algum assistente que irá comandar o futuro, este é o chatbot. O robô de conversação, que é basicamente um software que funciona em aplicativos de mensagem e dialoga com seres humanos através de comandos e informações prévias, traz vantagens como atendimento disponível 24 horas, eficiência e economia.

Com o aprimoramento tecnológico, a tendência é aumentar o uso dos chatbots e o investimento na área, com projeção de crescimento de até 25% de crescimento em investimentos anuais até 2025.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *