O atendimento como diferencial de fidelização em datas comemorativas

As datas comemorativas sempre foram um momento de oportunidade e de cuidado para o mercado. A Copa do Mundo e o Dia dos Namorados são as datas mais recentes que impactaram o e-commerce.

Segundo dados do Google, quase 50% dos brasileiros planejam alguma compra para a Copa e os empresários esperam crescimento de 12% na comparação com mesmo período do ano passado, segundo o Fecomércio.

O Dia dos Namorados também gerou expectativa de aumento de vendas. A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o lucro deste ano será em torno de 2,6 bilhões de reais. Há um aumento se compararmos ao ano passado Segundo o Ebit, as lojas online faturaram 1,7 bilhão de reais em 2017.

O crescimento das vendas gera a necessidade do comércio se planejar para receber as demandas. Desde o estoque até a logística de entrega, os procedimentos precisam estar redondos para não gerar nenhum desconforto ao consumidor.

Com o atendimento ao cliente o processo não muda, aliás, pode ser ainda mais delicado. O contato pode acontecer pré, durante e pós a venda do produto e serviço.

Proporcionar uma experiência negativa pode trazer impactos diretos ao negócio. Segundo a pesquisa, A Percepção do Consumidor sobre o Atendimento, realizada pela NeoAssist, 87% dos entrevistados já pararam de comprar uma marca por conta de um atendimento ruim e ainda, segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, 46% dos consumidores que tiveram experiências negativas com o atendimento ao cliente contam para mais 10 pessoas.

Treinar a equipe para atender a demanda, disponibilizar mais canais de atendimento, incentivar a empatia na operação podem ser passos importantes para trazer o seu cliente mais próximo à sua marca e fidelizá-lo.

As datas comemorativas são, na maioria dos casos, momentos de alegria para o consumidor e deixá-lo frustrado com um mau atendimento pode prejudicar a reputação da sua empresa.

Via: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/o-atendimento-como-diferencial-de-fidelizacao-em-datas-comemorativas/

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