Tenho uma pequena empresa. Devo investir em Marketing Digital?

Você certamente já ouviu falar sobre a revolução que um bom Marketing Digital pode fazer na sua empresa, não é mesmo? E muito provavelmente alguns questionamentos também apareceram, certo? O Marketing Digital é interessante para pequenas empresas? O resultado vale o investimento? O que o Marketing Digital pode agregar à minha empresa de pequeno porte?

 

Começamos esse artigo com algumas perguntas e colocaremos mais uma: Afinal, o que é Marketing Digital?

 

Com a inovação e tecnologia chegando em todas as áreas, o Marketing Tradicional, aquela estratégia que abrange todo o processo de vendas e relação do cliente com a empresa, não passou ileso a essas mudanças e com isso surgiu o Marketing Digital, o jeito de fazer Marketing Online, que nada mais é que adaptar as estratégias do Marketing Comum à internet. Mas por que as pequenas empresas (PMEs) devem ceder ao “novo” jeito de fazer Marketing? Pelo simples fato de que hoje há milhões de pessoas conectadas, seja pelo computador, pelo celular, ou pelo tablet e não há como ignorar esse fato. Dados mostram que já são mais de 70 milhões de internautas no mundo todo.

 

Diferentemente do Marketing Tradicional (não, você não deve abandoná-lo mas sim mesclar estratégias do tradicional ao novo), no Marketing Digital a comunicação antes unilateral passa a ser bilateral, isto é, há uma interação direta entre cliente e empresa onde os dois interagem. O limite geográfico não é mais empecilho para divulgação da sua marca, pois você pode ter um alcance global. A rapidez com que as informações são disponibilizadas na internet também é outro ponto importante do Marketing Digital, pois tudo na internet tem uma velocidade extremamente rápida, fazendo com que sua informação corra a todos os cantos imediatamente.

 

Além disso, é extremamente importante que sua campanha atinja seu principal objetivo. Como assim? Quando você vende um produto, muito provavelmente esse produto não é direcionado a todos os públicos. Por exemplo, se você vende roupas femininas fica claro que a grande maioria do seu público é o universo feminino, certo? Então sua campanha seria muito mais efetiva se eu conseguisse segmentar meu público. No Marketing Tradicional, usando um outdoor, por exemplo, meu público não está segmentado, pois TODOS serão atingidos pelo meu conteúdo. Você pode ter brilhado os olhos ao pensar que atingir TODOS é sinônimo de mais vendas. Negativo. Para o público masculino seus produtos podem não ser tão interessantes quanto são para o público feminino.

 

E é aí que entram ferramentas de segmentação de público no Marketing Digital, por exemplo, Google Ads e Facebook Ads, que vão segmentar meu público-alvo, atingindo assim com qualidade o alvo certo, é o famoso Quantidade versus Qualidade. Mais vale tocar uma “pequena” quantidade de pessoas que realmente se interessam pelos seus produtos do que uma grande quantidade de pessoas que estão sequer interessadas na sua mercadoria.

 

Então, após essa pequena discussão, fica claro que o Marketing Digital não é exclusividade de grandes empresas, ao contrário, as pequenas empresas ao investirem em estratégias de Marketing Online tornam-se capazes de competir com marcas já consagradas no mercado. Outro ponto importante a destacar é que Marketing Digital não é luxo, mas sim uma extrema necessidade visto que grande parte de seus consumidores estão conectados à internet.

 

Reconhecimento, baixo investimento para a conquista de novo clientes, aumento de vendas, melhor relacionamento com os consumidores, e excelente custo-benefício (custos com propagandas em redes sociais, por exemplo, são menores que em meios de comunicação tradicionais) são algumas vantagens para você que deseja investir em Marketing Digital na sua pequena empresa.

 

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David é empreendedor desde os 18 anos, CEO da RDCommerce – Agência Digital, uma das maiores redes de Agência Digital do Brasil, especializado em comércio eletrônico e mídias digitais. Profissional Associado ABComm e Google Partner.