Como definir e realizar suas metas para 2018!

Todo final de ano fazemos o mesmo ritual: paramos, analisamos o ano que passou e planejamos as metas para o próximo ano. Este também é um ritual para mim, e hoje, estava rascunhando as metas e tudo que penso em realizar em 2018 e percebi como é importante não só estabelecer metas, mas sim planeja-las, passo-a-passo, para poder alcançá-las. Resolvi então escrever este artigo para passar um pouco do meu conhecimento de planejamento de metas para vocês, então segue alguns pontos importantes:

 

1 – Defina metas tangíveis

Metas podem ser um fator altamente motivacional, mas podem ser também uma pedra no caminho se não for realizável. Metas impossíveis de ser alcançadas desmotivam e caem no esquecimento.

Uma dica para criar metas realizáveis é analisar os resultados do período passado: se no ano passado você conseguiu aumentar se faturamento em 20%, não adianta colocar como meta o aumento de 150%! Coloque como meta dobrar este número para 40% de aumento!

 

2 – Divida suas metas em etapas

Ok, você definiu algumas metas, mas agora é fundamental você traçar o caminho que precisa percorrer para alcançá-las! Se sua meta é um carro novo, de quanto dinheiro você precisa para comprá-lo? Quanto você irá ter que economizar por mês? E por semana? Se sua meta é aumentar seu faturamento, quantas vendas a mais você precisa realizar? Como gerar estas vendas? Qual percentual a mais terei que fazer de visitas para gerar estas vendas? Se tem um e-commerce pense: em quanto terei que aumentar minhas visitas para gerar as vendas suficientes para aumentar meu faturamento em 40%? Divida as suas metas em etapas detalhadas, quanto mais detalhes mais fácil atingir.

 

3 – Defina prazos

Uma meta sem um prazo não é meta, é uma vontade! É importante definir prazos para cada etapa de suas metas. Tome cuidado, tempo é fundamental, não estipule prazos muito apertados! Não se esqueça que você ainda tem outros afazeres além de buscar suas metas.

 

4 – Analise seu desempenho

Todas as metas, etapas e prazos não precisam ser algo rígido, tenha em mente que durante o processo ocorrerão percalços. Flexibilize suas metas para que elas não tenham efeito contrario ao seu propósito, desmotivando ao invés de motivar. Se perceber que alguma etapa irá demorar mais que o previsto ajuste seus prazos, porém tome cuidado para não procrastinar suas ações! Não deixe para amanhã o que pode realizar agora!

 

5 – Comemore seus resultados

Conseguiu um resultado satisfatório? Comemore! Você merece, você fez tudo certo! Esta comemoração faz uma satisfação enorme e te leva a avançar em seus objetivos, planos e metas!

 

Definir metas é fundamental tanto para a vida pessoal como a vida profissional! Espero que estas dicas façam a diferença para você e sua empresa em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *