Dicas para vender mais na Black Friday 27/09/2016 admin Editar

O próximo dia 25 é a data mais esperada do E-commerce nacional, a Black Friday 2016. No ano passado o faturamento deste evento de mais de R$ 1.5 Bilhão e teve um crescimento de 76% em relação a 2014. Em 2016 a previsão é que este faturamento cresce em torno de 20% chegando quase a R$ 2 Bilhões.

Todos os grandes magazines já estão se preparando e investindo em compra de mídia para esta data, que é uma grande oportunidade para desovar os estoques antigos, aumentar a base de clientes e também aumentar a base de relacionamento através de captação de e-mails e leis em mídias sociais. Para os pequenos E-commerces, concorrer com os grandes parece impossível, mas nesta briga de David contra Golias, você pode ter tomar algumas atitudes que podem igualar ou até fazer sua loja crescer e aumentar sua base de clientes.

  • Personalize sua loja

Deixe sua loja com a “cara” da Black Friday! Claro que você não vai alterar todo o layout, mas uma troca de banners e do fundo da loja (se sua plataforma permitir isso facilmente) são bem vindas. Os usuários precisam sentir que é um dia diferente, exclusivo, com ofertas válidas apenas para este dia.

 

  • Crie expectativa, mas não exagere

É fundamental criar uma expectativa em seus clientes. Fazer publicações em mídias sociais chamando para o Black Friday é fundamental, colocar pelo menos um banner com uma chamada na loja também vai fazer seus clientes entrarem na sua loja no dia 25. Porém quando criamos expectativa à tendência dos consumidores é frear a compra e esperar pelas promoções, por isso digo: Não exagere! Você pode começar com as campanhas de expectativa a três dias da Black Friday, neste momento as pessoas já estão esperando pelo evento e assim você não deixa de ganhar em vendas mais saudáveis.

 

  • Tenha pelo menos três produtos chamariz

Produtos chamariz são aqueles produtos que não irão te dar lucro, mas trarão tráfego para seu site! Mas como assim? Já prestou atenção nas ofertas de supermercado? Todo supermercado tem produtos chamariz, são aqueles que eles colocam nos jornais e na TV, eles atraem as pessoas, mas quem vai a um supermercado não dificilmente compra somente o que esta em promoção, certo? É a mesma lógica, você tem que ver estes produtos como investimento em marketing, que vai atrair tráfego para outros produtos mais lucrativos. Minha sugestão é que você tenha três produtos chamariz, com pelo menos três peças em estoque.

 

  • Esteja 100% focado em suas mídias

Apague da agenda qualquer compromisso que você possa ter no dia 25. Esteja 100% focado! Publique com freqüência e qualidade em suas mídias sociais, interaja com usuários em tempo real, deixe o chat de sua loja sem online. Assim se caso algum usuário tiver dúvidas você conseguirá resolver rapidamente.

 

  • Não confie somente no alcance orgânico

Reserve uma verba para anunciar principalmente nas mídias sócias. Os grandes magazines com certeza irão inflacionar os anúncios no Google AdWords, por isso se sua verba for reduzida foque em mídias sociais, assim seu ROI será melhor.

Claro que estas são apenas dicas rápidas para quem quer realização uma ação pequena, mas seja criativo! Olhe para o mercado e pense como fazer diferente de seus concorrentes!

Espero ter ajudado!

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